conteúdos de apoio ao tratamento

"

ler

O que é a asma? Como ela ocorre e quais as causas mais comuns?

Asma é uma doença crônica inflamatória das vias respiratórias, que causa obstrução à passagem do ar, manifestando-se com sintomas de tosse, chiado no peito e falta de ar. Ela ocorre por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, de tal modo que é comum haver mais de um caso nas famílias.

A asma é mais preocupante em crianças do que em adultos ou não?

A asma na infância não é necessariamente mais preocupante do que em adultos, mas muitas vezes acaba sendo sub-diagnosticada e portanto tratada inadequadamente.

De que forma ela afeta as crianças? É normal que bebê pequenos já tenham asma ou a incidência maior ocorre em outra idade? Existe uma explicação para isso?

A ocorrência de chiado nos bebês é ainda mais frequente do que asma, e muito associada às infecções por vírus respiratórios, que causam bronquiolite. Alguns bebês, especialmente aqueles com irmãos mais velhos ou que frequentam berçario, tem episódios recorrentes de bronquiolite – e nestes casos deve se avaliar se há ou não características de asma precoce, que mereça algum tipo de tratamento preventivo.

O diagnóstico da asma na infância é fácil?

O diagnóstico de asma é particularmente difícil nas crianças antes dos 2-3 anos, por conta da confusão com os fenômenos comuns de bronquiolite viral aguda que acontecem nos bebês. É preciso uma boa história clínica, incluindo dados de antecedentes, desencadeantes e resposta aos tratamentos ministrados nas crises, além de um exame físico detalhado. O diagnóstico de asma é eminentemente clínico, mas em alguns casos a realização de exames complementares (como exames de alergia) pode contribuir para a definição do médico.

A asma é similar a alguma(s) outra(s) doença(s)? Se sim, qual (is)

Existem diversas outras doenças que causam tosse, chiado e falta de ar, incluindo malformações das vias respiratórias, imunodeficiências e outras doenças genéticas ou inflamatórias – por isso é tão importante uma avaliação médica cuidadosa.

Crianças que tem asma necessariamente são adultos que terão ou pode existir uma cura?

A asma na infância tem muitas peculiaridades ainda misteriosas; muitas crianças tem sua asma remitida (curam) durante a infância, em momentos diversos. Como regra geral, quanto mais tarde iniciam os sintomas de asma infantil, maior a chance de que estes permaneçam na vida adulta.

Como os remédios para asma funcionam? Eles são de uso contínuo?

Os remédios para asma podem ser divididos em remédios de alívio (como os broncodilatadores de ação curta) – cuja utilização deve ser restrita aos episódios de exacerbação / crise, e medicamentos preventivos, de uso contínuo (ou ao menos mais prolongado). Os medicamentos preventivos têm propriedades anti-inflamatórias, que combatem a inflamação nas vias respiratórias. Sua indicação e dosagem dependem da classificação da gravidade da asma (frequência e intensidade dos sintomas). Mais
recentemente, combinações de remédios anti-inflamatórios (corticoides inalados) e broncodilatadores com início rápido de ação têm sido usadas de forma mais flexível, tanto como estratégia de prevenção das crises como no tratamento de resgate dos sintomas.

No tratamento da asma da infância, o objetivo é usar as menores dosagens possíveis de corticoide inalado para manter o controle da
doença, daí a importância de um seguimento médico periódico para fazer ajustes e orientar o tratamento.

Artigos Médicos
e Mídiateca

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Conteúdos

O que é a fibrose cística?

O que é a fibrose cística?

A fibrose cística é uma doença genética causada por alterações no gene chamado CFTR (Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator), que gera um desequilíbrio na concentração de cloro e sódio nas secreções do corpo, como muco e suor (glândulas exócrinas). A doença não pode...

ler mais

Pin It on Pinterest

Share This
×